(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Brasil apresenta na ONU Jogos Mundiais Indígenas


postado em 24/04/2015 20:55

O governo brasileiro e representantes dos povos indígenas apresentaram nesta sexta-feira na sede da ONU, em Nova York, os primeiros Jogos Mundiais Indígenas, que serão realizados este ano em Palmas.

O evento já tem a participação confirmada de cerca de 50 grupos étnicos de 22 países, e ocorrerá de 20 de outubro a 3 de novembro, a menos de um ano dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro de 2016.

"Vai ser uma honra receber nativos da Rússia, África, Canadá, Japão e América do Sul", disse Marco Terena, do Comitê Intertribal do Brasil, referindo-se a alguns dos 2.000 atletas esperados na capital do Tocantins.

"Estamos trabalhando muito duro no Brasil para criar um cenário que não seja apenas um campeonato de índios, como se costuma dizer, mas um espaço de diálogo através do esporte", afirmou Terena, da etnia Xané e um dos fundadores dos Jogos Indígenas Nacionais, organizados desde 1996.

De acordo com o líder indígena, o número de países participantes pode subir para 43, após diálogos realizados esta semana em Nova York.

Os jogos estavam programados inicialmente para ocorrer de 15 a 27 de setembro, mas a data foi alterada para não coincidir com a Assembleia-Geral da ONU e a visita do papa Francisco à organização.

A ideia é que competições esportivas como o Rokra, um jogo parecido com o lacrosse em que se usam troncos e cocos, disputas de barcos, de dardos ou luta, se somem a atividades culturais como shows, danças e uma feira agrícola e artesanato indígena.

No Brasil vivem cerca de 900.000 índios de 305 grupos étnicos que falam 274 línguas, de acordo com o último censo. Estima-se que em todo o mundo existam 370 milhões de indígenas, 5% da população mundial.

O ministro dos Esportes, George Hilton, disse em Nova York que o país quer que os jogos sejam um "legado", como parte da série de grandes eventos internacionais acolhidos pelo Brasil nos últimos tempos, como a Copa do Mundo de 2014.

"Os Jogos Mundiais Indígenas deste ano fazem parte deste calendário estratégico", afirmou o ministro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)