(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EUA vigiam navios iranianos em direção ao Iêmen


postado em 21/04/2015 01:01

Os Estados Unidos, que enviaram seu porta-aviões Theodore Roosevelt para a costa do Iêmen, "vigiam" um comboio de navios iranianos que pode estar seguindo para o país, informaram nesta segunda-feira funcionários americanos.

O comboio suspeito é integrado por "nove navios, entre eles dois barcos de patrulha", disse à AFP um oficial do departamento de Defesa, que desconhece seu destino.

"Há suspeita de que transportam armas e equipamentos militares. Se seguem para o Iêmen, contribuirão para desestabilizar ainda mais aquele país", disse um alto funcionário do Pentágono à AFP.

O porta-voz del Pentágono, coronel Steven Warren, afirmou ser "incorreta" a afirmação de que os navios iranianos serão interceptados pela Marinha americana. "No momento nos limitamos a garantir" o livre trânsito marítimo na costa do Iêmen.

Os Estados Unidos anunciaram nesta segunda-feira o envio do Theodore Roosevelt à costa do Iêmen.

O porta-aviões, que estava no Golfo Pérsico para participar das operações contra o grupo Estado Islâmico (EI), atravessou o estreito de Ormuz para chegar ao golfo de Áden e ao sul do Mar Vermelho.

O Roosevelt é escoltado pelo navio lança-mísseis Normandy.

No total, nove navios da Marinha americana se encontram próximos ao Iêmen, onde a Arábia Saudita e países aliados bombardeiam há um mês os rebeldes xiitas huthis e as forças do ex-presidente Ali Abdallah Saleh.

Os Estados Unidos não intervêm nestas operações, mas dão apoio logístico e de inteligência à coalizão comandada por Riad.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)