(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Militares os EUA iniciam treinamento de soldados ucranianos


postado em 20/04/2015 21:31

Trezentos paraquedistas americanos começarão nesta segunda-feira, na presença do presidente ucraniano Petro Poroshenko, a treinar os soldados de Kiev, que combatem os separatistas pró-russos no leste da Ucrânia.

"Queridos sócios e amigos, sejam bem-vindos à Ucrânia", declarou Poroshenko em inglês durante a cerimônia de abertura das manobras, em Yavoriv, na região da fronteira com a Polônia.

Os paraquedistas da 173º brigada aerotransportada, que treinarão cerca de 900 soldados da Guarda Nacional ucraniana, chegaram à Ucrânia na sexta-feira, uma decisão dos Estados Unidos que provocou uma rápida reação de Moscou.

"A atitude de Washington para encorajar os planos revanchistas de Kiev traz o risco de um novo banho de sangue" na região, advertiu a chancelaria em Moscou.

A unidade ucraniana, subordinada ao ministério do Interior, é integrada por voluntários que participaram das milícias de defesa de Maidan, o movimento de contestação pró-europeu de fevereiro de 2014 que derrubou o presidente pró-russo Viktor Yanukovich.

O Ocidente afirma que a Rússia armou os separatistas pró-russos que se apoderaram de quase todo o leste do país e enviaram inclusive tropas à zona, acusações que Moscou sempre negou.

Os combates entre os separatistas e o exército ucraniano seguem provocando estragos, apesar do cessar-fogo assinado pelas partes em Minsk.

O treinamento durará seis meses, e está previsto que os instrutores americanos sejam substituídos a cada dois meses, segundo o comunicado.

Os soldados americanos ensinarão técnicas de combate aos ucranianos e também a "manter e reforçar o profissionalismo e a habilidade das equipes militares", declarou o comandante José Méndez, citado no comunicado.

A Ucrânia havia solicitado esta missão de treinamento aos Estados Unidos. Isso "os ajudará a defender suas fronteiras e sua soberania", disse o capitão americano Ashish Patel, em um artigo publicado pelo exército americano em 11 de abril.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)