(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Jihadistas shebab da Somália matam três soldados da União Africana


postado em 19/04/2015 15:55

Militantes jihadista shebab somalis mataram neste domingo três soldados das forças da União Africana (UA) que lutam contra o grupo na Somália, informou a UA, que condenou o último de uma série de ataques.

O enviado da UA na Somália, Maman Sidikou, condenou a "covarde emboscada" de um comboio de tropas no domingo no distrito de Lower Shabelle, entre as localidades de Lego e Balidogle.

"Nossos valentes soldados lutaram em uma batalha enérgica, durante a qual três deles morreram, enquanto outros ficaram feridos", afirmou Sidikou em um comunicado, agregando que a luta contra os jihadistas continuará.

O porta-voz dos shebabs, Abulaziz Abu Musab, reivindicou o ataque e disse à AFP que cinco soldados da UA foram mortos e vários veículos ficaram destruídos.

Abu Musab revelou que os soldados eram do Burundi, mas a força da UA na Somália, Amisom, na qual também participavam membros de Djibuti, Etiópia, Quênia e Uganda, não informou detalhes sobre sua nacionalidade.

Os rebeldes shebab estão lutando para derrubar o governo do país, reconhecido pela comunidade internacional, mas também realizam ataques de vingança contra os países que apoiam soldados da Amisom, principalmente o vizinho Quênia.

Os ataques dos insurgentes shebab na Somália frequentemente ocorrem em lugares-chave do governo e das forças de segurança, em uma aparente tentativa de desacreditar as autoridades e as tropas da UA, que asseguram estar vencendo nos confrontos.

No dia 2 de abril, homens armados dos shebabs atacaram a universidade de Garissa, no nordeste do Quênia, separando os estudantes não muçulmanos para executá-los, matando 148 pessoas, em seu pior ataque até a data.

Apesar de os shebabs terem emergido como um grupo islâmico somali em 2006 em Mogadíscio, a organização jihadista tem recrutado membros em toda a região.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)