(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Estado Islâmico reivindica atentado suicida no Afeganistão


postado em 18/04/2015 09:46

O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) assumiu a responsabilidade pelo atentado suicida que matou pelo menos 33 pessoas e deixou mais de 100 feridos em Jalalabad, no leste do Afeganistão - anunciou neste sábado o presidente afegão, Ashraf Ghani.

"Quem reivindicou este ataque horrível em Nangarhar hoje? Os talibãs não reivindicaram o ataque, o Daesh (EI) reivindicou a responsabilidade pelo ataque", declarou Ghani. Os talibãs negam envolvimento no ataque.

Nos últimos meses, as autoridades afegãs expressaram preocupação de que um número crescente de jihadistas locais estão integrando o Estado Islâmico (EI), também conhecido pela sigla árabe Daesh, que controla grandes áreas de território na Síria e no Iraque.

Em um telefonema à AFP, Shahidullah Shahid, ex-porta-voz dos talibãs paquistaneses do TTP demitido por ter jurado lealdade ao EI, reivindicou o ataque cometido neste sábado em frente a um banco em Jalalabad, perto da fronteira com o Paquistão.

Caso o EI confirme esta afirmação, seria o primeiro grande ataque do grupo na região entre Afeganistão e Paquistão, berço histórico da al-Qaeda e do Talibã.

O fenômeno da adesão de ex-talibãs ao EI é limitado por enquanto, tanto no Paquistão e no Afeganistão, onde combatentes islâmicos tendem a simpatizar com a al- Qaeda, rival nebulosa do EI na frente jihadista internacional.

Esta semana, vários membros do EI, segundo a polícia, tentaram assassinar um professor universitário americano em Karachi, no sul do Paquistão.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)