(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Não há "maior ameaça" do que a mudança climática, garante Obama


postado em 18/04/2015 09:37

"Atualmente, não há maior ameaça ao nosso planeta do que a mudança climática", alertou neste sábado o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fazendo um chamado à ação a poucos dias do Dia Mundial da Terra.

"A mudança climática já não pode ser negada ou ignorada", disse Obama em seu discurso semanal, lembrando que 2014 foi o ano mais quente já registrado no mundo desde 1880.

Segundo maior emissor de gases de efeito estufa, atrás da China, os Estados Unidos se comprometeram a reduzir entre 26% e 28% as emissões, em relação a 2005, até 2025.

"É uma questão que vai além da minha presidência", disse Obama. "Nós só temos um planeta. Em poucos anos, quero ser capaz de olhar para nossos filhos e netos nos olhos e dizer-lhes que fizemos o possível para proteger nosso planeta".

O presidente anunciou que vai visitar na próxima quarta-feira, Dia Mundial da Terra, o Parque Nacional de Everglades, na Flórida (sudeste), "um dos lugares mais singulares do país, mas também um dos mais frágeis".

Nesta parte do país, "a subida do nível do mar ameaça um tesouro nacional e o motor econômico da indústria do turismo", ressaltou Obama.

Obama, que fez da luta contra as alterações climáticas uma prioridade, espera chegar a um acordo climático global em dezembro, em Paris, seis anos após o fracasso da cúpula de Copenhague.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)