(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Estátuas de Lênin são derrubadas no leste da Ucrânia


postado em 18/04/2015 09:10

Várias estátuas de Lênin foram derrubadas por desconhecidos no leste da Ucrânia de língua russa, uma ex-república soviética mergulhada em um conflito sem precedentes com a Rússia - informaram as autoridades neste sábado.

Em Kharkiv, uma grande cidade industrial na região, dois monumentos ao pai da revolução bolchevique foram desmantelados na sexta-feira à noite por jovens com os rostos cobertos, segundo um vídeo postado num canal de militantes pró-ucranianos no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=CNGJniHjeJY.

Há uma semana, um vídeo postado no mesmo local mostrou desmontagem semelhante em Kharkiv de três monumentos a líderes comunistas, um ato condenado pela Rússia e pelas autoridades pró-russas na Ucrânia.

Na sexta-feira, outras duas estátuas de Lênin foram derrubadas em Lugansk e Kramatorsk, territórios controlados pelo governo ucraniano no leste separatista pró-russo, onde o conflito armado já deixou mais de 6.000 mortos em um ano.

O parlamento ucraniano votou em 9 de abril uma lei para proibir a "propaganda comunista e nazista" e os símbolos das duas ideologias.

O texto, que ainda não foi promulgado pelo presidente ucraniano Petro Poroshenko, prevê o desmantelamento de monumentos glorificando líderes soviéticos, e a mudança de nome de cidades, ruas e empresas cujos nomes se referem ao comunismo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)