(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Polícia australiana prende suspeitos de terrorismo


postado em 18/04/2015 00:52

A polícia australiana anunciou neste sábado a prisão de dois jovens que estariam planejando "atos terroristas" em Melbourne para o dia 25 de abril, uma data nacional na Austrália.

A unidade de combate ao terrorismo realizou uma operação em Melbourne, no sudeste da Austrália, na qual deteve cinco homens, inclusive dois jovens de 18 anos suspeitos de atividades terroristas, revelou a polícia.

"Estimamos que os dois preparavam atos terroristas para Melbourne que incluíam o ataque a policiais", informou a polícia federal australiana.

Os planos terroristas dos dois suspeitos "incluíam um atentado contra uma cerimônia pelo Dia do ANZAC" - Australia and New Zealand Army Corps - comemorado todos os anos em 25 de abril na Austrália, Nova Zelândia e em outros países do Pacífico.

O Dia do ANZAC recorda a sangrenta batalha de Gallipoli, protagonizada por australianos e neozelandeses contra o Exército otomano, em 1915, durante a Primeira Guerra Mundial, e a intervenção de tropas australianas e neozelandesas na França e na Bélgica.

A força ANZAC reuniu mais de 60 mil soldados - australianos e neozelandeses - no desembarque na península de Gallipoli, onde 11.500 morreram.

A polícia prossegue com as operações em Melbourne.

A Austrália aumentou em setembro passado seu nível de alerta contra o terrorismo, especialmente após a viagem de mais de 110 australianos ao Iraque e à Síria para lutar ao lado do grupo jihadista Estado Islâmico.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)