(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bactéria que causa morte de oliveiras é detectada na França


postado em 15/04/2015 18:07

A França identificou pela primeira vez em um pé de café originário da América Central a bactéria 'Xylella fastidiosa', microrganismo responsável pela morte de oliveiras milenares no sul da Itália.

O ministério da Agricultura francês disse nesta quarta-feira à tarde que as plantas foram apreendidas em uma data não especificada no mercado atacadista de Rungis (sul de Paris).

As plantas, "provavelmente originárias da América Central, chegaram à União Europeia pela Holanda", informou o ministério.

Em 2013, esta bactéria chegou à Itália através de uma planta ornamental de café vinda da Costa Rica, que chegou à Europa pelo porto holandês de Roterdã, segundo o Instituto Agronômico Mediterrâneo, com sede em Bari (sul da Itália).

Desde então, o organismo destrói as oliveiras da região italiana de Apúlia (sul), um dos primeiros produtores de azeite do mundo, mas não representa um risco para a saúde humana.

"Uma investigação está sendo conduzida para determinar sua origem exata", agregou o ministério francês, que ainda não decidiu se outras medidas para ver se outros vegetais também estavam contaminadas serão tomadas.

No início de abril, a França lançou uma campanha de aumento da fiscalização e unilateralmente proibiu a importação de vegetais de áreas infectadas. A medida, destinada principalmente à produção agrícola de Apúlia, preocupa a Itália.

Na ausência de medidas no âmbito da União Europeia, o ministério francês decidiu "não esperar" e tomar medidas em nível nacional, justificou.

De acordo com o ministério francês, a reunião de peritos em Bruxelas deveria promover a adoção ainda este mês de uma decisão, embora ainda persistam dúvidas sobre quais vegetais serão proibidos.

- Falta de tratamento -

A França, que tem uma grande produção de azeitonas na ilha de Córsega e com uma grande região frutífera no sul, tomou esta decisão no cenário de falta de tratamento para erradicar a bactéria transmitida por um inseto voador.

O ministro da Agricultura italiano, Maurizio Martina, chamou a reação francesa de "totalmente inadequada", julgando que "toda a Europa" deva resolver o problema de "maneira coordenada".

"Temos milhões de oliveiras em Apúlia, e apenas uma dúzia de milhares estão doentes", disse à AFP Cosimo Lacirignola, diretor do Instituto Agronômico de Bari, que não entende a decisão de proibir "102 espécies vegetais, quando apenas 13 são suscetíveis de serem infectadas".

Segundo Lacirignola, a 'Fastidiosa' está presente nas vinhas da Califórnia há mais de 130 anos. Mas na Itália, a subespécie 'Paoca' ataca apenas 13 espécies de plantas, incluindo as oliveiras.

Neste sentido, a associação de agricultores italiana Coldiretti pediu no final de março que a tradicional distribuição dos ramos de oliveira durante a Semana Santa fosse evitada para barrar a propagação das bactérias.

A eclosão dos ovos de 'Aphrophoridae', inseto transmissor da doença, começa em poucos dias e circulação de ramos de oliveira foi considerada um momento "muito perigoso" para as plantas, segundo a Coldiretti.

Para Lacirignola, a erradicação da bactéria passa pela remoção das larvas antes que elas se transformem em insetos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)