(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Iraque: Tikrit sofre saques após expulsão de jihadistas


postado em 01/04/2015 20:16

Milícias ligadas ao governo em Bagdá saquearam lojas no centro de Tikrit, após a tomada dessa cidade do norte iraquiano das mãos dos jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI).

Segundo testemunhas, as milícias levaram roupas, xampus e cremes de barbear de duas lojas do centro da cidade, fugindo em seguida. Dois caminhões também foram vistos deixando Tikrit carregados de pneus novos, de um gerador de energia e de um espelho, que caiu na estrada.

Ainda que limitados, esses incidentes levantam preocupações sobre o comportamento dos combatentes das diferentes milícias que lutaram ao lado das forças do governo.

Como já aconteceu em outras regiões, os milicianos picharam os nomes de seus grupos nas casas e nas lojas de Tikrit, 160 km ao norte de Bagdá.

Diante da ofensiva esmagadora do EI deflagrada em junho de 2014, o governo iraquiano recorreu à ajuda das milícias xiitas para retomar as faixas de território perdidas.

Essas milícias das Unidades de Mobilização Popular tiveram um papel fundamental em várias operações contra o EI, incluindo a de Tikrit. Ao longo dos confrontos, porém, foram acusadas de cometer abusos, como execuções sumárias e sequestros.

Em meados de março, a ONG Human Rights Watch denunciou que as forças do governo e as milícias aliadas haviam saqueado e incendiado casas de civis sunitas. Também teriam destruído aldeias, segundo a organização, após romperem, em agosto, o cerco imposto pelo EI à cidade de Amerli, ao norte da capital.

Fossas comuns de vítimas do EI

Nesta quarta-feira, o primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, manifestou sua determinação de "libertar cada centímetro" controlado pelo EI e comemorou a reconquista de Tikrit.

Com uma grande bandeira do Iraque na mão, Al-Abadi visitou um setor do centro dessa cidade, sob forte esquema de segurança, misturando-se aos soldados que participaram do assalto há cerca de um mês.

Na véspera, o premiê proclamou a "vitória" de Tikrit como uma "etapa importante" na campanha lançada por Bagdá contra o EI.

As forças governamentais iraquianas continuam a garantir a segurança das ruas de Tikrit, enquanto perseguem os últimos focos de resistência do EI.

"As forças de segurança iraquianas controlam 95% da cidade, mas ainda há confrontos esporádicos", afirmou nesta quarta-feira um coronel iraquiano.

Também em Tikrit, o ministro iraquiano do Interior, Mohammed al-Ghabbane, anunciou a descoberta de fossas comuns, com corpos de centenas de recrutas executados pelo EI.

Agora, uma das preocupações das forças do governo é limpar Tikrit de todas as bombas deixadas pelo EI. Até o momento, foram contabilizados 185 prédios com bombas e 900 artefatos explosivos escondidos nas ruas, acrescentou o ministro.

"Ainda há franco-atiradores, e vários prédios estão cheios de explosivos", relatou à AFP Karim al-Nuri, da organização Badr, uma das principais milícias xiitas do Iraque.

Nas zonas libertadas, equipes da prefeitura foram enviadas para limpar as ruas e restaurar os serviços básicos em uma cidade devastada. As bandeiras do EI foram retiradas.

Nenhuma informação foi fornecida sobre o número de jihadistas mortos, feridos ou capturados, e o governo não divulgou qualquer balanço desde o início da ofensiva, em 2 de março passado.

Próximos alvos: Al-Anbar e Nínive

As autoridades já estabeleceram os próximos alvos, em especial, a reconquista de Mossul, a segunda mais importante cidade do país, que se tornou quartel-general do EI no Iraque.

"Estamos chegando, Anbar. Estamos chegando, Nínive!", prometeu o ministro iraquiano da Defesa, Khaled al-Obaidi, referindo-se a duas províncias amplamente controladas pelos jihadistas.

Al-Anbar fica no oeste, e Nínive, cuja capital é Mossul, no norte.

Para o EI, a perda de Tikrit, uma cidade de maioria sunita e que foi reduto do falecido ditador Saddam Hussein, acentuará o isolamento de Mossul.

Nessa etapa, as forças do governo poderão fazer pressão pelo sul, enquanto os combatentes curdos se aproximarão pelo leste.

Especialistas alertam que a retomada de Mossul pode ser mais complicada do que a de Tikrit.

Segundo Zaid al Ali, a batalha por Tikrit se beneficiou do fato de que grande parte da população, pelo menos 200 mil pessoas antes da guerra, fugiu da cidade.

"Mossul continua muito povoada, o que complicará muito as coisas", explicou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)