(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EUA e Cuba celebram reunião útil sobre direitos humanos


postado em 31/03/2015 20:22

Delegações de Estados Unidos e Cuba tiveram nesta terça-feira uma reunião útil para definir a futura agenda de conversas bilaterais sobre direitos humanos, mas as partes envolvidas não agendaram uma sequência para manter o diálogo - informou um representante da equipe diplomática cubana.

"Tivemos uma reunião útil, que permitiu trocar posições. Manteremos contato pelos canais diplomáticos sobre como vamos encaminhar essa conversa. Não há definições neste momento", disse o vice-diretor de Assuntos Multilaterais da Chancelaria cubana, Pedro Luis Pedroso.

De acordo com o diplomata cubano, tratou-se de "uma primeira reunião originada de uma proposta de Cuba".

Neste diálogo, acrescentou Pedroso, ficou evidente que existem "profundas diferenças entre os dois governos sobre concepções e sobre o exercício dos direitos humanos", embora isso não vá ser um obstáculo para que as partes possam "se relacionar civilizadamente, em reconhecimento e respeito a essas diferenças".

O representante cubano insistiu em que não "podia excluir" uma reunião próxima, mas que isso será "discutido por canais diplomáticos, tanto no que se refere à agenda como à data".

Simultaneamente, o Departamento de Estado americano emitiu uma nota oficial, destacando que a reunião teve por objetivo "discutir a metodologia, tópicos e a estrutura do futuro diálogo sobre direitos humanos".

No mesmo comunicado, a Chancelaria americana reiterou que a data e o local do próximo encontro "serão determinados por meio de canais diplomáticos".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)