(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Central sindical de Cuba convoca atos diante de estratégia dos EUA


postado em 30/03/2015 10:52

A Central de Trabalhadores de Cuba (CTC, única) convocou nesta segunda-feira a realização de atos e desfiles em massa diante da estratégia dos Estados Unidos em relação à ilha comunista e em solidariedade com a irmã Venezuela, segundo uma convocação publicada no jornal oficial Granma.

"São muitos os desafios do presente em um contexto político internacional caracterizado por um novo enfoque da estratégia do Governo dos Estados Unidos em relação a Cuba, que, mesmo quando reconhece o fracasso de sua política de perseguição, agressão e guerra midiática, mantém medidas que continuaremos denunciando e condenando ante o mundo", afirma o documento sindical.

Entre estas medidas, a Central sindical mencionou "o genocida bloqueio (embargo)" que Washington aplica contra a ilha desde 1962, "a injusta inclusão na lista de países patrocinadores do terrorismo e a ocupação do território onde se assenta a base naval (americana) em Guantánamo".

Além disso, a CTC convocou os trabalhadores cubanos a "participar ativamente na celebração do dia 1º de maio e desfilar maciçamente" para expressar "o compromisso irrestrito com a irmã República Bolivariana da Venezuela".

No dia 17 de dezembro os presidentes Barack Obama e Raúl Castro fizeram o histórico anúncio de que os dois países restabelecerão relações diplomáticas após meio século, mas Washington deixou claro que não há mudanças no objetivo de buscar a democratização da ilha comunista, mas de métodos, já que a política do embargo foi ineficaz.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)