(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ex-primeiro-ministro de Israel culpado em caso de corrupção


postado em 30/03/2015 06:31

Um tribunal de Jerusalém considerou nesta segunda-feira culpado de corrupção o ex-primeiro-ministro israelense Ehud Olmert (2006-2009), por ter recebido milhares de dólares do empresário americano Morris Talansky.

Segundo a imprensa israelense, a condenação de Olmert, por fraude, abuso de confiança e corrupção, será anunciada em 5 de maio. Os advogados de defesa já anunciaram que pretendem apelar da condenação à Suprema Corte.

O ex-primeiro-ministro, de 69 anos, já foi condenado a uma pena de seis anos de prisão por outro caso de corrupção, pelo qual apresentou um recurso que está sendo examinado atualmente pela Suprema Corte.

No caso julgado nesta segunda-feira, Olmert foi absolvido em um primeiro momento.

Mas sua ex-secretária Shula Zaken revelou, como parte de outro processo por corrupção, a existência de gravações nas quais o ex-chefe de Governo fala sobre "envelopes" de dezenas de milhares de dólares recebidos de Talansky.

Os fatos aconteceram no fim dos anos 1990 e início da década de 2000, quando Olmert foi ministro e prefeito de Jerusalém.

Em troca das informações, Shula Zaken foi condenada a uma pena reduzida de 11 meses de prisão no caso, conhecido como "Holyland".

O caso, que deve o nome a um gigantesco projeto imobiliário de luxo em uma colina de Jerusalém, custou a Olmert uma condenação de seis anos de prisão.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)