(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Governo mantém imposto sobre salário que motiva greve geral na Argentina


postado em 29/03/2015 13:22

O governo argentino reafirmou neste domingo que irá manter em vigor um imposto sobre o salário. Transportadores e centrais operárias opositoras irão defender a sua eliminação com uma greve geral de 24 horas na próxima terça-feira.

O tributo "afeta apenas a minoria que ganha mais", ou 850 mil trabalhadores de um total de 11 milhões de assalariados, assinalou neste domingo o ministro da Economia, Axel Kicillof, ao jornal "Tiempo".

"Não é uma criação argentina. Existe em muitos países, nos Estados Unidos, nos escandinavos. A lógica é que os que ganham mais dêem sua contribuição para as políticas públicas que alimentam os planos sociais", disse Kicillof.

O encargo é progressivo, segundo o nível salarial, e tem uma taxa máxima de 35%.

A medida irá paralisar a Argentina, com uma greve nos serviços de ônibus, trem, metrô, caminhões e aviação comercial.

A greve foi declarada em um ano de eleições gerais, que serão realizadas em 25 de outubro. Cristina Kirchner governa o país desde 2007 e não pode voltar a se candidatar, após ser reeleita em 2011.

Em outros anos, o governo cedeu à pressão da central operária governista CGT e aliviou a carga fiscal salarial, mas, em 2015, alega-se que não há margem financeira para introduzir reformas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)