(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Irã e potências do 5+1 intensificam negociações sobre tema nuclear


postado em 28/03/2015 18:40

Representantes de potências ocidentais e do Irã iniciaram neste sábado, em Lausanne, na Suíça, um fim de semana de intensas negociações para tentar chegar a um acordo político sobre o programa nuclear iraniano antes do fim de março.

"Estamos avançando e acho que podemos fazer os avanços necessários para resolver todos os temas e começar a redigir um texto que se converta no acordo final", declarou à imprensa o chanceler iraniano, Mohamad Javad Zarif.

O ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, que chegou hoje à Suíça para participar das negociações, considerou que as conversas estão perto de um "resultado".

"Depois de 10, ou quase 12 anos, de negociações com o Irã, o resultado começou a ser esboçado", disse Steinmeier, em Lausanne.

Teerã e as grandes potências do grupo P5+1 (formado por Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Rússia, China e Alemanha) negociam há um ano e meio um acordo sobre o programa nuclear de Teerã.

Um acordo provisório assinado em novembro de 2013 já foi prorrogado duas vezes, e os negociadores estabeleceram um prazo até 31 de março para chegar a um acordo político antes do texto integral com todos os detalhes técnicos que devem ser fixados até 30 de junho.

"Acho que as possibilidades são de mais de 50%", avaliou o negociador russo, Sergei Ryabkov.

As delegações de Estados Unidos e Irã - lideradas pelo secretário de Estado americano, John Kerry, e por Zarif - estão há dois dias em discussões na Suíça. Já os demais ministros começaram a chegar hoje a Lausanne, entre eles a alta representante europeia para Política Externa e Segurança, a italiana Federica Mogherini.

O chanceler francês, Laurent Fabius, que sempre defendeu uma postura linha-dura com Teerã, reforçou seu desejo de "avançar para um acordo robusto".

"O Irã tem direito à energia nuclear civil, mas, no que diz respeito à bomba atômica, a resposta é não", declarou Fabius.

Neste sábado pela manhã, uma jornalista americana perguntou a Kerry e a Zarif se esperavam passar um bom dia. Kerry sorriu e respondeu: "Hoje, esperamos (passar) uma noite". O ministro iraniano completou, em seguida, bem-humorado: "noite, meia-noite, manhã...".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)