(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Assad diz que governo sírio está aberto ao diálogo com EUA


postado em 27/03/2015 00:40

O presidente sírio, Bashar al-Assad, está aberto ao diálogo com os Estados Unidos, revela uma entrevista concedida à rede de televisão CBS que será exibida no próximo domingo.

Assad assinala que é essencial este diálogo, baseado no "respeito mútuo", mas acrescenta que até o momento não foi contactado pelos americanos.

"O principal é que na Síria podemos dizer que todo diálogo é algo positivo", declarou Assad à jornalista Charlie Rose, segundo trechos da entrevista que será exibida no programa da CBS "60 Minutos".

Ao ser questionado sobre as relações entre Síria e Estados Unidos, Assad destacou que não existe uma comunicação direta.

Funcionários do departamento de Estado afirmaram recentemente que Assad "jamais" será parte das negociações para acabar com o conflito sírio, que entrou em seu quinto ano, mas funcionários de seu governo poderiam participar deste processo.

No dia 15 de março, o secretário americano de Estado, John Kerry, sugeriu em entrevista que Washington teria que negociar com Assad se quisesse alcançar a paz.

A sugestão alarmou os grupos opositores sírios, que não estão dispostos a negociar com Assad, mas a porta-voz do departamento de Estado, Jen Psaki, disse que Kerry estava se referindo a representantes do regime, e não ao próprio Assad.

De acordo com a ONU, o conflito na Síria já deixou 220 mil mortos e 11,5 milhões de deslocados, incluindo 3,9 milhões de refugiados no estrangeiro, principalmente na Jordânia, Líbano e no Magreb.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)