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Estado de Minas

A320, o avião vedete da Airbus, já esteve envolvido em dez acidentes

Aeronave é a mesma que estava em operação no voo da TAM 3054, em 2007, e em diversos outros episódios de tragédias


postado em 24/03/2015 10:40 / atualizado em 24/03/2015 11:17

Acidente nesta terça-feira ocorreu nos Alpes Suíços. Todas as 150 pessoas a bordo morreram(foto: Arte: Soraia Piva)
Acidente nesta terça-feira ocorreu nos Alpes Suíços. Todas as 150 pessoas a bordo morreram (foto: Arte: Soraia Piva)
O Airbus que caiu nesta terça-feira no sul da França pertence à família dos A320, o modelo vedete da construtora europeia, que sofreu uma dezena de acidentes, entre eles o voo da TAM 3054 em 2007, desde sua entrada em serviço. Atualmente, 6.194 aeronaves dessa família (A318, A319, A320, A321) estão em operação em todo o mundo, incluindo 3.663 A320, segundo informações fornecidas pela construtora.

Em serviço desde 1988, o A320, utilizado para voos curtos ou de média distância, é um concorrente direto do Boeing 737. Sua tecnologia vem sendo aprimorada desde o início de suas atividades. Há agora uma versão remotorizada, da "família A320neo" (new engine option), que consome muito menos combustível. A aeronave revolucionária A320 foi lançada com comandos de voo elétricos controlados por computador, o que gerou polêmica. Essa tecnologia dividiu os pilotos da época, principalmente na França, onde a equipe de pilotos diminuiu de três para dois.

No início da carreira, sofreu quatro acidentes fatais em cinco anos, o primeiro em junho de 1988, em Habsheim Mulhouse, no leste da França, onde o avião estava voando muito baixo durante uma apresentação (três mortos). O segundo acidente se deu durante um pouso mal executado no aeroporto de Bangalore, na Índia (92 mortos em fevereiro de 1990). O terceiro ocorreu em janeiro de 1992, pouco antes da aterrissagem em Mont Saint-Odile, perto de Estrasburgo (87 mortes), enquanto que em 14 de setembro de 1993, uma unidade da companhia alemã Lufthansa pegou fogo ao aterrissar em Varsóvia, deixando dois mortos e 54 feridos.

Em agosto de 2000, no Bahrein, um A320 da Gulf Air errou a aproximação do solo, matando 143 pessoas. Em maio de 2006, em Sochi (Rússia), uma aeronave da Armavia caiu durante um pouso sem visibilidade (113 mortos), e em São Paulo, em julho de 2007, um avião da TAM ultrapassou o fim da pista durante o pouso antes de atingir um depósito da própria companhia, matando as 187 pessoas a bordo e mais 12 que estavam no edifício.

 

Em novembro de 2008, foi a vez de um A320 da Air New Zealand, que caiu no Mediterrâneo durante um voo de verificação, matando as sete pessoas a bordo. As investigações concluíram que um erro do piloto e uma falha de manutenção da aeronave provocaram a queda do aparelho na costa dos Pirineus.

Em julho de 2010, um A321 da companhia paquistanesa Blue Air caiu nas colinas perto de Islamabad devido a baixa visibilidade, matando todas as 152 pessoas a bordo. Mais recentemente, em 28 de dezembro, um A320 da companhia AirAsia caiu no Mar de Java, causando 162 mortes. A investigação está em andamento para determinar as causas do acidente.


 


 


 


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