(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Governo da Grécia deve apresentar projeto para reabrir emissora estatal


postado em 06/03/2015 18:07

Atenas, 06 - O governo da Grécia deve apresentar ao Parlamento na próxima segunda-feira um projeto de lei para reativar a emissora de televisão pública do país, fechada há dois anos. A questão é um dos pontos mais polêmicos da longa campanha de austeridade da Grécia.

Depois de uma campanha eleitoral em que prometeu reverter os excessos do programa de austeridade, o partido de esquerda radical, Syriza, se comprometeu a reabrir a rádio estatal e o canal ERT - e recontratar todos os antigos funcionários - como uma de suas primeiras medidas ao assumir o governo.

"O que a administração anterior fez foi um golpe na democracia", disse Nikos Pappas, Ministro de Estado. "Queremos reverter as injustiças e restaurar a dignidade do estado grego", comentou.

A decisão do governo coincide com uma reunião chave dos ministros de Finanças da zona do euro, que formam o Eurogrupo, destinada a revisar o programa de reforma da Grécia. Os credores do país têm ainda de expressar uma opinião sobre o plano para reabrir a emissora. "Eles não irão discordar da reabertura da ERT porque sabem que não haverá nenhum custo financeiro", disse Pappas.

Para evitar entrar em conflito com os compromissos orçamentários que a Grécia assumiu com os credores internacionais, o governo também planeja aumentar a taxa mensal de transmissão cobrada sobre os domicílios para 4,24 euros de 3,00 euros. Fonte: Dow Jones Newswires.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)