(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

UE e Cuba encerram rodada de negociações para normalizar laços


postado em 06/03/2015 00:25

União Europeia e Cuba encerraram nesta quinta-feira uma rodada de negociações para normalizar suas relações, e acertaram um novo encontro no verão boreal, em Bruxelas, para seguir avançando com o diálogo, informou a chancelaria cubana.

"As negociações se desenvolveram com o espírito construtivo e de respeito mútuo que tem caracterizado este processo desde seu início, em abril de 2014", destacou a chancelaria em um comunicado.

"As duas equipes de negociadores (...) ratificaram a vontade de ambas as partes de prosseguir com este processo em uma próxima rodada, em Bruxelas, durante o verão (boreal), em data que será acertada pelos canais diplomáticos".

"Obtivemos passos importantes e progressos, especialmente no capítulo da cooperação, que é o capítulo mais amplo, mais importante do acordo" que as duas partes esperam firmar, disse o negociador da UE, Christian Leffler, em entrevista coletiva.

"Saímos desta rodada com um melhor entendimento das posições, sensibilidades e ambições de ambas as partes, o que nos permitirá preparar a próxima rodada".

Esta é a terceira rodada de um diálogo iniciado em abril de 2014, destinado a firmar um "Acordo de Diálogo Político e Cooperação" que deixe para trás uma década de desencontros, e ocorre após a histórica aproximação entre Washington e Havana.

O último dia do encontro de dois dias se concentrou em temas de cooperação, mas a delegação europeia também apresentou seus pontos de vista sobre assuntos políticos, incluindo governança e direitos humanos, que serão abordados nas rodadas seguintes.

"Vamos continuar (...) no capítulo da cooperação. Haverá um intercâmbio preliminar na esfera do comércio e a delegação da UE apresentará os pontos de vista da UE em matéria de diálogo político, que (...) tem que ser discutido em encontros posteriores", disse à imprensa o chefe dos negociadores cubanos, o vice-chanceler Abelardo Moreno.

"Discutimos sobre cooperação, no seu sentido mais tradicional, e conseguimos alguns avanços, especialmente sobre trabalho, cultura, administração, saúde e agricultura. Acreditamos que foi um avanço importante, que as conversações se desenvolveram com toda a franqueza".

Apesar de a UE congelar suas relações com Cuba em 2003, após uma onda repressiva na Ilha, as duas partes iniciaram as negociações em abril de 2014, por iniciativa dos 28 países da UE, que decidiram mudar o enfoque para incentivar Havana a realizar reformas na área de direitos humanos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)