(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Juncker: Tsipras deve explicar aos gregos que não poderá cumprir todas as promessas


postado em 04/03/2015 06:40

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, afirmou nesta quarta-feira que o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, ainda precisa explicar aos compatriotas que não poderá cumprir algumas de suas promessas, já que as eleições não mudam os tratados.

"Tsipras deu um passo fundamental e começou a assumir responsabilidades. Mas existe um problema: ainda tem que explicar que algumas promessas com as quais venceu as eleições não serão cumpridas", disse Juncker em uma entrevista ao jornal espanhol El País.

"As eleições não mudam os tratados. Está claro que é possível ter outra abordagem da crise grega; é possível ter mais flexibilidade, mas a vitória de Tsipras não dá o direito de mudar tudo", completou o presidente da Comissão Europeia.

De acordo com Juncker, o primeiro-ministro grego apresentou as perguntas corretas, mas nunca deu as respostas e quando respondeu foi de maneira "exclusivamente nacional, quando é evidente que no que diz respeito à Grécia e seu programa há 19 opiniões públicas que contam", as da zona do euro.

Ao falar sobre o partido grego Syriza e sobre o espanhol Podemos, Juncker considera que este "novo tipo de partido geralmente analisa a situação de forma realista, apontando os enormes desafios sociais com intensidade".

"Mas se vencem eleições são incapazes de cumprir suas promessas, de transformar seus programas em realidade", opinou.

"As propostas de alguns destes partidos não são compatíveis com as regras europeias: levariam a uma situação de total bloqueio", afirmou.

O partido de Tsipras venceu as eleições de janeiro na Grécia com a promessa de acabar com a política de austeridade imposta pelos credores internacionais em troca de ajuda financeira para um país em grave crise.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)