(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Extremistas tomam dois campos de petróleo na Líbia


postado em 03/03/2015 20:07

Radicais islâmicos tomaram o controle de pelo menos dois campos de petróleo no centro da Líbia, nesta terça-feira, informou à AFP um porta-voz dos serviços de segurança da indústria petrolífera líbia.

"Os extremistas tomaram o controle dos campos de Al-Bahi e Al-Mabruk e agora estão a caminho de tomar o campo Al-Dahra, depois da retirada das forças que vigiavam estes locais, devido à falta de munição", explicou o coronel Ali Al-Hassi.

Os campos de Al-Bahi e Al-Mabruk, situados a cerca de 200 quilômetros ao sul de Sirte, estão interditados há várias semanas, em razão da violência e do funcionamento lento dos terminais de exportação.

As equipes dos dois campos foram evacuadas após um primeiro ataque, no início de fevereiro, que deixou ao menos 11 mortos. O ataque - não reivindicado - foi atribuído pelos guardas das instalações petroleiras a islâmicos radicais.

O campo petroleiro de Al-Mabruk é explorado por uma empresa parceira dirigida pela Companhia Líbia de Petróleo (NOC), da qual o grupo francês Total é detentor de ações.

A Líbia vem sendo palco há várias semanas de uma série de ataques reivindicados ou atribuídos ao EI.

A indústria petroleira líbia, outrora lucrativa, é gravemente afetada pela atual anarquia em que se encontro o país. Antes do levante de 2011, que culminou com a queda de Muammar Kadhafi, a produção chegada a 1,5 milhão de barris por dia, representando 95% das exportações do país e 75% da renda.

Mas a produção caiu para cerca de 350.000 barris por dia em dezembro, quando a Fajr Líbia lançou uma ofensiva mortal para tomar os campos petroleiros do leste líbio. O exército conseguiu revidar o ataque, causando incêndios nos reservatórios de petróleo no terminal de Al-Sedra.

A Fajr Líbia é uma coalizão de milícias que tomou a capital, Trípoli, em agosto de 2014, onde instalou um governo paralelo e reativou o Congresso Geral Nacional.

Desde então, a Líbia é dirigida por dois parlamentos e dois governos rivais. Um deles, com sede em Tobruk, é reconhecido pela comunidade internacional.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)