(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Polícia de Los Angeles defende agentes que mataram sem-teto


postado em 02/03/2015 22:46

O Departamento de Polícia de Los Angeles (LAPD) defendeu, nesta segunda-feira, a atuação de um grupo de agentes que matou um sem-teto na noite de domingo, uma morte filmada por um cinegrafista amador.

A cena foi divulgada em um vídeo que se tornou viral na Internet.

O chefe da polícia local, Charlie Beck, afirmou em coletiva de imprensa que o homem pegou a arma de um dos agentes, deflagrando a resposta a tiros das autoridades.

"Enquanto estava no chão e lutando com os policiais, o homem agarrou violentamente o coldre da pistola de um dos oficiais", explicou Beck.

Os fatos ocorreram em Skid Row, no sul da cidade, onde vivem duas mil pessoas - 75% delas, negras - nas ruas, ou em miseráveis barracas de camping.

Várias testemunhas contaram que o indigente morto estava brigando com outra pessoa dentro de sua barraca antes da chegada dos policiais.

Os agentes, que foram ao local para atender a um chamado de roubo, "procederam com compaixão até que foi necessário o uso da força", disse o chefe da polícia.

Durante a confusão, que deixou dois oficiais com ferimentos leves, foi usada uma pistola que dispara descargas elétricas, mas a arma não letal teve "pouco efeito", acrescentou.

O prefeito Eric Garcetti prometeu uma "investigação meticulosa" sobre o episódio que classificou como "a tragédia de alguém que estava tentando encontrar seu lugar" em Los Angeles.

Garcetti pediu aos cidadãos que "não cheguem a nenhuma conclusão" até o resultado das investigações.

A LAPD ainda não divulgou as imagens captadas pelas câmeras que dois agentes levavam acopladas a seus uniformes como parte de um projeto para garantir a lisura da conduta policial.

"Não seria adequado publicar (o vídeo) nesse ponto da investigação", justificou Beck.

Mas as imagens gravadas pelo cinegrafista amador correram a Internet e voltaram a abrir o debate sobre o uso da força por parte das autoridades americanas.

No vídeo, ouve-se um dos policiais ordenar que o sem-teto largue a arma e, depois, são ouvidos vários disparos.

Nas imagens, o indigente aparece muito agitado, e os agentes tentam acalmá-lo.

O porta-voz da polícia de Los Angeles, Andy Smith, disse que ainda não se sabe quantos disparos atingiram o sem-teto e quantos agentes estavam na cena do crime, mas antecipou que a LAPD, a promotoria e uma comissão independente estão encarregadas da investigação.

A divulgação do vídeo ocorre depois de vários casos de cidadãos afro-americanos mortos por policiais brancos, que fizeram reviver o debate sobre o racismo nas forças de segurança e levaram às ruas de várias cidades americanas milhares de pessoas no ano passado.

As imagens podem ser vistas na página do Facebook https://u.afp.com/Hyn.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)