(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Obama: Netanyahu já se enganou sobre Irã


postado em 02/03/2015 21:07

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta segunda-feira que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, já se enganou no passado sobre os planos nucleares do Irã, e garantiu que não tem qualquer problema pessoal com ele.

Fazendo referência ao acordo concluído no final de 2013 e antecipando o congelamento de parte das atividades nucleares do Irã em troca da suspensão parcial das sanções, Obama opinou durante entrevista a uma agência de notícias que a análise de Netanyahu sobre o tema é equivocada.

"Netanyahu fez todo o tipo de declarações", afirmou Obama um dia antes do discurso no Congresso americano do primeiro-ministro de Israel, um feroz opositor ao acordo com o Irã.

"Netanyahu disse este será um acordo muito ruim. Que isto permitirá ao Irã recuperar 50 bilhões de dólares. Que o Irã não respeitará o acordo. Nada disto foi verificado", destacou Obama.

Evocando as tensões dos últimos dias entre Israel e Estados Unidos, o presidente afirmou que não se trata "de um problema pessoal" entre ele e Netanyahu.

O premier de Israel acertou seu discurso no Congresso diretamente com o presidente republicano da Câmara de Representantes, John Boehner, e sem informar previamente à Casa Branca, o que provocou cólera na presidência americana.

Obama descartou qualquer possibilidade de se encontrar com Netanyahu por ocasião desta visita.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)