(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

'Morte arbitrária' de checheno leva entidade a processar FBI


postado em 02/03/2015 19:52

Um grupo muçulmano que atua na defesa de liberdades civis nos Estados Unidos anunciou, nesta segunda-feira, a abertura de processo contra o FBI (polícia federal dos EUA) pela morte do parente de um dos suspeitos de atentado em Boston, em 2013.

O Conselho da Flórida para as Relações Islamismo-EUA (CAIR-Flórida, em inglês) informou em comunicado que foi enviada uma nota oficial ao FBI, primeiro passo para apresentar uma ação judicial, devido à "morte arbitrária" de Ibragim Todashev durante as investigações sobre o atentado na maratona de Boston (Massachusetts). Ibragim morreu em meio a uma sessão de interrogatório dentro de sua casa, na cidade de Orlando (Flórida), em maio de 2013. Segundo o FBI, o homem teria atacado e ferido o agente Aaron McFarlane, que se defendeu e atirou contra o acusado.

"Estamos em busca de respostas e justiça para alguém que foi alvejado sete vezes por um agente do FBI, dentro de sua própria casa, após passar por horas de interrogatório", pontuou Thania Diaz Clevenger, diretora na área de direitos civis.

"O CAIR-Flórida aceitou este caso pela evidência de negligência do FBI e a oportunidade para trabalhar pela reforma do órgão", afirmou a diretora da organização, que disse ter começado o processo em nome da família de Todashev, de origem chechena.

Todashev, de 27 anos, era amigo de Tamerlan Tsarnaev, um dos dois irmãos também de origem chechena acusados de cometerem o atentado, que deixou três mortos e centenas de feridos em abril de 2013.

Ele morreu durante um interrogatório em maio de 2013, em sua casa em Orlando, Flórida, quando, segundo o FBI, atacou e feriu um agente, que se defendeu e disparou contra ele.

"Todashev estava totalmente desarmado, sem uma faca ou explosivo. Ele não era uma ameaça para (o agente Aaron) McFarlane nem para qualquer outra pessoa. Não foi dada uma explicação razoável sobre os disparos mortais feitos por McFarlane contra Todashev", disse a CAIR-Florida, através da nota.

A organização colocou em dúvida o critério utilizado pelo FBI para contratar o agente McFarlane. Contra ele, existem acusações de que estaria ligado a casos de abuso de autoridade em operações passadas, assim como "o negligente processo interno" da polícia federal ao absolvê-lo da morte de Todashev.

"Queremos que sejam conhecidas as práticas ilegais, abuso de poder e violações de direitos civis do FBI. Esperamos que este processo tenha como resultado a possibilidade de que se produzam mudanças em suas políticas, que evitem outras tragédias como a nossa", afirmou a família de Todashev.

O FBI disse nesta segunda-feira não poder comentar sobre o caso, mas lembrou que relatórios feitos pelo Departamento de Justiça e pela Procuradoria da Flórida no ano passado não apontaram irregularidades.

As argumentações iniciais do julgamento contra Dzhokhar Tsarnaev, pelo atentado de Boston, devem ocorrer esta semana.

Seu irmão mais velho, Tamerlan, morreu durante um confronto com a polícia quatro dias depois do atentado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)