(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Palestinos apresentam primeira queixa contra Israel no TPI em 1º de abril


postado em 02/03/2015 15:01

Os palestinos apresentarão a primeira queixa contra Israel diante do Tribunal Penal Internacional (TPI) em 1º de abril, afirmou nesta segunda-feira à AFP um alto dirigente da Organização para a Libertação da Palestina (OLP).

"O próximo passo importante vai ser depositar uma queixa formal contra Israel no TPI em 1º de abril pela última guerra em Gaza (2014) e os assentamentos", afirmou Mohammed Shtayyeh, membro do comitê executivo da OLP.

Após a adesão dos palestinos ao Tribunal Internacional em 2 de janeiro, no dia 1º de abril poderão iniciar ações legais contra os supostos crimes de guerra cometidos pelas autoridades israelenses.

Depois do anúncio de adesão ao TPI, Israel congelou, em retaliação, a entrega à Autoridade Palestina de centenas de milhões de euros em impostos arrecadados.

Em 16 de janeiro, o TPI anunciou que irá lançar um "exame preliminar", que é um pré-requisito para uma investigação sobre possíveis crimes de guerra cometidos em 2014 na Faixa de Gaza, em uma ofensiva na qual 2.200 palestinos morreram.

Segundo a ONU, a maioria das vítimas eram civis.

Paralelamente ao pedido de adesão ao Tribunal, a Autoridade Palestina enviou um documento autorizando a investigação de supostos crimes cometidos "nos territórios ocupados palestinos a partir de 13 de junho de 2014".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)