(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Presidente uruguaio Tabaré Vázquez anuncia guerra ao álcool


postado em 01/03/2015 21:25

No dia da sua posse, o presidente uruguaio Tabaré Vázquez anunciou ações "muito fortes" contra o consumo de álcool, como as promovidas em seu primeiro governo (2005-2010) contra o tabaco.

Em um discurso em rede nacional, o presidente empossado anunciou as medidas que pretende implementar nos próximos cinco anos. Vázquez disse que "serão aprofundados os programas de saúde mental assim como os de prevenção e controle do consumo de tabaco, drogas e álcool".

"Em relação ao alcoolismo vamos desenvolver ações similares muito fortes, como as que desenvolvemos na luta contra o tabagismo", acrescentou.

Vázquez, que é médico, esteve à frente de duras medidas antitabaco no país, que começaram em 2006, quando o Uruguai se tornou o primeiro país da América Latina a proibir o fumo em espaços públicos fechados.

Em seu discurso de 36 minutos em que abordou numerosos temas, de educação e saúde até economia e chegada de refugiados, Vázquez não mencionou a implementação da lei que regulou o mercado de la maconha, aprovada em dezembro de 2013 no governo do antecessor Mujica.

Além de se referir ao aprofundamento dos programas de prevenção do consumo de drogas, o presidente indicou que "a luta frontal contra o narcotráfico continuará".

A lei de 2013 legalizou o auto-cultivo, os clubes de cannabis e a venda da maconha em farmácias, sob o controle estatal. No entanto, a vendas nas farmácias ainda não foi implementada e o próprio Vázquez indicou que vê o plano com desconfiança.

Em outubro, o presidente disse ao semanário Búsqueda que "haverá uma avaliação sobre o impacto desta lei na sociedade".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)