(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Santos diz que Farc nunca estiveram tão comprometidas com paz na Colômbia


postado em 01/03/2015 17:22

O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, disse neste domingo ser otimista sobre as negociações mantidas entre seu governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

"Nunca tínhamos visto as Farc tão comprometidas com o processo", disse o presidente em entrevista publicada pelo jornal espanhol El País neste domingo, primeiro dia de sua visita oficial à Espanha.

Santos alertou que não pode garantir que um acordo seja produzido, mesmo que todos os sinais apontem para esta direção.

Os diálogos de paz entre o governo da Colômbia e as Farc, iniciados em 2012 em Cuba, tentam colocar um fim a um conflito armado que se estende desde 1964 - matando mais de 200.000 pessoas, e 5,3 milhões de deslocados.

"Vamos até o fim do conflito, mas ainda falta o mais difícil, e os processos se rompem nos pontos mais difíceis", afirmou.

Santos disse na entrevista que a questão da justiça é "o ponto mais difícil" das negociações.

"Para isso, eu uso uma frase que descreve com bastante precisão o que estamos buscando: queremos alcançar o máximo de justiça que a paz nos permita", explicou o presidente.

Em outra entrevista, publicada pelo jornal El Mundo, Santos disse que graças ao apoio da comunidade internacional, pela primeira vez é possível vislumbrar uma "oportunidade real e próxima" para o fim do conflito.

"Não podemos cantar vitória enquanto o acordo final não for assinado, mas é verdade que este processo avançou mais do que qualquer outro", alertou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)