(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Putin diz que fará o possível para punir assassinos de Nemtsov


postado em 28/02/2015 17:37

O presidente russo, Vladimir Putin, prometeu neste sábado fazer todo o possível para que os responsáveis pela morte do opositor Boris Nemtsov "recebam a punição que merecem", um dia após um assassinato denunciado pela oposição e pelos líderes ocidentais.

"Será feito todo o possível para que os responsáveis por planejar e executar este crime atroz recebam a punição que merecem", disse Putin em uma mensagem de pêsames à mãe de Nemtsov.

Após a morte do opositor, Putin e seus aliados haviam falado de uma provocação contra o Kremlin para desestabilizar o país.

Enquanto a polícia seguia buscando os assassinos, centenas de pessoas depositavam flores e velas neste sábado sobre a Grande Ponte de Pedra, não muito distante dos muros do Kremlin, onde o opositor de 55 anos foi morto na véspera, pouco antes da meia-noite, quando passeava com uma mulher jovem.

- 'Assassinato odioso' -

Segundo o Comitê de Investigação de Moscou, baseando-se nos primeiros elementos disponíveis, o assassinato de Boris Nemtsov, ex-vice-primeiro-ministro de Boris Yeltsin que virou opositor radical a Vladimir Putin, foi "minuciosamente planejado".

"Por volta das 23h15, um carro se aproximou deles e alguém disparou alguns tiros, quatro o atingiram nas costas e provocaram sua morte", declarou uma porta-voz do ministério russo do Interior, Elena Alexeeva, à rede de televisão Rossiya 24.

Imagens divulgadas na noite deste sábado na rede de televisão russa TVC feitas por uma câmera de segurança situada a uma grande distância do local do crime, mostram o que parece ser o transcorrer do assassinato - apesar da péssima qualidade das imagens.

No momento do assassinato, Nemtsov e sua companheira não conseguem ser vistos pois o ângulo da câmera estão cobertos por uma máquina de remoção de neve. Em seguida, é possível ver um indivíduo, apresentado como suposto assassino, correndo para a calçada antes de entrar num carro e cor clara que o aguardava.

O presidente americano, Barack Obama, condenou a "morte brutal" de Boris Nemtsov, ex-vice-primeiro-ministro de Boris Yeltsin entre 1997 e 1998. A chefe da diplomacia da UE, Federica Mogherini, e o Conselho Europeu também deram mostras de sua indignação.

O presidente francês, François Hollande, denunciou um "assassinato odioso" e honrou a memória de um "defensor valente da democracia", e a chanceler Angela Merkel pediu que Vladimir Putin investigue esta "morte vil".

"(Boris Nemtsov) era uma ponte entre a Ucrânia e a Rússia, e esta ponte foi destruída (...). Penso que não ocorreu por acaso", reagiu o presidente ucraniano, Petro Poroshenko.

A ex-dissidente e opositora de Vladimir Putin Liudmila Alexeieva declarou à agência RIA Novosti que "se trata de um assassinato político atroz".

- Assassinato organizado 'contra a Rússia' -

Mas a versão do Kremlin era muito diferente: "Putin declarou que este assassinato brutal leva as marcas de uma morte por encomenda e que tem todas as evidências de que é uma provocação", indicou seu porta-voz, Dmitri Peskov.

O opositor "não representava nenhum perigo político para Putin e, se o compararmos com sua popularidade, Boris Nemtsov era pouco mais que um cidadão comum", acrescentou Peskov, citado pela agência Interfax.

Um responsável do partido comunista, Ivan Melnikov, considerou que se tratava de uma "provocação destinada a potencializar a histeria antirrussa no exterior".

A morte de Boris Nemtsov tem por objetivo "a desestabilização da sociedade", considerou um funcionário do partido pró-Kremlin Rússia Unida, Vladimir Vasiliev.

O último líder soviético, Mikhail Gorbachev, lamentou a morte de Boris Nemtsov e expressou seu temor de que os assassinos não sejam encontrados: "Neste tipo de crime, os executores são tais que às vezes é difícil encontrá-los", declarou.

Nos últimos anos vários opositores ao Kremlin morreram, entre eles a militante dos direitos humanos Natalia Estemirova, o advogado Stanislav Markelov ou as jornalistas Anastasia Baburova e Anna Polotkovskaia. Os autores às vezes foram presos e condenados, mas não os que encomendaram os crimes.

Uma hora antes de ser assassinado, Nemtsov havia feito um chamado aos russos para que se manifestassem neste domingo contra a "agressão de Vladimir Putin" na Ucrânia e pela interrupção da guerra no leste separatista pró-russo.

Em vez da manifestação prevista, foi organizada uma marcha no domingo, autorizada pelas autoridades de Moscou, para prestar homenagem a Nemtsov.

"Demos nosso consentimento para este acontecimento", declarou à agência RIA Novosti um responsável da Prefeitura de Moscou, Alexei Maiorov.

O funcionário declarou que a rota da marcha, que pode reunir até 50.000 participantes, atravessará a Grande Ponte de Pedra, onde Nemtsov foi baleado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)