(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Grécia: Tsipras anuncia série de medidas que contrariam credores internacionais

Primeiro-ministro enfrenta duras críticas dentro de seu próprio partido


postado em 27/02/2015 20:07 / atualizado em 27/02/2015 20:30

Tsipras prometeu combater a pobreza e cortar impostos(foto: AFP PHOTO / LOUISA GOULIAMAKI )
Tsipras prometeu combater a pobreza e cortar impostos (foto: AFP PHOTO / LOUISA GOULIAMAKI )
O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, anunciou hoje uma série de medidas que vão de encontro com as promessas de seu partido durante as eleições gerais, e que por isso podem enfrentar a resistência de credores internacionais.

Tsipras, que enfrenta duras críticas dentro de seu próprio partido, o Syriza, prometeu combater a pobreza e cortar impostos. Além de retomar alguns pontos simbólicos, como a recontratação de funcionários da TV estatal e interromper a execução de hipotecas na Grécia, ele prometeu enviar um projeto de lei que garantiria eletricidade e comida gratuita para cerca de 300 mil famílias pobres.

"Temos diante de nós uma grande batalha e um grande desafio de recolocar de pé um país dilacerado, e um povo devastado", disse em uma reunião de gabinete. "Esta é a nossa grande obrigação, e nossa responsabilidade básica."

Os projetos, entretanto, podem violar o compromisso grego de não aprovar nenhuma medida sem a anuência dos credores internacionais. A Grécia prometeu compensar qualquer medida de impacto fiscal de seus programas de combate à pobreza com cortes em outras áreas, mas ainda não detalhou quais seriam esses cortes.

Apesar do crescente criticismo em seu próprio partido, a popularidade de Tsipras continua alta. Uma pesquisa publicada esta sexta-feira pela rede de TV Skai mostrou que a maioria dos gregos apoiam as negociações do governo com seus parceiros europeus. Cerca de 56% acreditam que o recente acordo é um sucesso, mais do que o dobro dos que enxergam a negociação como um fracasso. O resultado mostra também que 60,5% dos entrevistados apoiam a linha dura adotada pelo governo nas negociações. Fonte: Dow Jones Newswires.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)