(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cresce ilha vulcânica que surgiu em 2013 ao sul de Tóquio


postado em 27/02/2015 08:55

Uma nova ilha vulcânica que surgiu há pouco mais de um ano e fica mil quilômetros ao sul de Tóquio segue crescendo depois de se fundir com outra, segundo novas imagens divulgadas nesta semana pela guarda-costeira japonesa.

"Uma cratera segue lançando matéria entre 5 e 6 vezes por dia" e a ilha se estende a leste, explicaram em um comunicado.

"A alimentação regular de magma prossegue", comentou o vulcanologista Kenji Nogami.

Os barcos não podem se aproximar a um raio de 6 km da ilha devido ao risco de erupção, segundo o especialista.

A nova ilha, que nasceu em meados de novembro de 2013 por uma forte atividade vulcânica, não para de crescer. Agora mede aproximadamente 1.950 metros de leste a oeste e 1.800 de norte a sul, no total 2,45 km2, segundo a guarda-costeira.

Estes realizam missões regulares de reconhecimento aéreo para verificar o estado da ilha que surgiu em meio ao pequeno arquipélago de Ogasawara.

É a primeira vez em 40 anos que emerge uma ilha nesta zona meridional do Japão. A recém-nascida, muito frágil inicialmente, tem cada vez mais chances de sobreviver.

No Japão, zona sísmica e vulcânica, surgiram entre quatro e cinco ilhas desde o fim da guerra do Pacífico, uma delas em 1986, que desapareceu em dois meses, e outra em setembro de 1973 também em Nishinoshima.

Mas o país do Sol Nascente não tem a exclusividade deste tipo de fenômeno. Em 2013, uma ilha surgiu no mar da Arábia após um poderoso terremoto de magnitude 7,7 no Paquistão, a centenas de quilômetros.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)