(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Protesto marca 5 meses do desaparecimento de 43 estudantes no México


postado em 26/02/2015 20:46

Professores e alunos mexicanos marcharam pela turística Acapulco (sur) e bloquearam prefeituras no estado de Michoacán (oeste) no início de um protesto nacional, ao completar cinco meses do desaparecimento e suposta chacina de 43 estudantes de Ayotzinapa (Guerrero, sul).

A manifestação em Acapulco terminou sem incidentes, mas foi cercada de tensão devido aos confrontos na terça-feira entre policiais federais e professores, que terminaram com um professor aposentado morto e mais de 100 deridos.

A Coordenadoria Estatal de Trabalhadores da Educação em Guerrero (Ceteg), à qual pertencem os manifestantes, denunciou que o professor morreu após ser agredido pela polícia durante a dispersão do protesto, o que é categoricamente negado pelo governo.

Nesta quinta-feira, centenas de membros da Ceteg, uma corrente radical do sindicato nacional de professores, exigiram justiça pela morte de seu colega e voltaram a pedir ao governo que encontre os 43 estudantes de Ayotzinapa.

Segundo a investigação oficial deste crime, que chocou o México e a comunidade internacional, os jovens foram atacados por policias corruptos na cidade de Iguala (Guerrero), que depois os entregaram a pistoleiros do narcotráfico que os assassinaram, carbonizaram e jogaram seus restos em um rio.

Familiares, professores e organizações de apoio rejeitam esta versão, sobretudo porque só foi possível identificar os restos mortais de um dos estudantes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)