(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Jovem britânico é condenado por planejar decapitação de soldado


postado em 19/02/2015 16:46

Um jovem de 19 anos preso em posse de um martelo, uma faca de cozinha e uma bandeira islâmica, foi considerado culpado nesta quinta-feira de planejar a decapitação de um soldado, diante de um tribunal de Londres.

Brusthom Ziamani receberá sua sentença em 20 de março. Seu advogado já declarou que espera que seu cliente "passe um tempo considerável" atrás das grades.

O acusado negou durante seu julgamento no tribunal de Old Bailey ter tido a intenção de repetir o gesto de Michael Adebolajo, um jovem nigeriano condenado à prisão perpétua por esfaquear e tentar decapitar um soldado britânico em Londres, de 2013.

O júri levou em conta o testemunho da noiva do acusado, a quem ele havia mostrado suas armas, e suas declarações no Facebook anunciando sua intenção de "matar soldados" antes de morrer como um mártir.

O jovem insiste que essas ameaças não passavam de brincadeira.

Filho de pais de origem congolesa e testemunhas de Jeová, ele declarou ter se sensibilizado com o Islã através dp rap. Expulso da casa de sua família, se radicalizou por membros da seita dos "Muhajirun", que o acolheram e convidaram a participar dos sermões no porão de uma confeitaria 'halal' (muçulmana) no sul de Londres.

Ele se converteu alguns meses antes de sua prisão.

Um agente da brigada antiterrorista, Richard Walton, disse que o acusado encarnava "a ameaça que enfrentamos hoje no Reino Unido".

"Ziamani é um garoto impressionável que foi radicalizado e rapidamente mudou para um estado de espírito extremista e violento", afirmou, convencido de que seus serviços tinham frustrado "um terrível ataque terrorista nas ruas de Londres".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)