(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Multidão lota Madri para apoiar a mudança prometida pelo partido Podemos


postado em 31/01/2015 11:40

Dezenas de milhares de pessoas procedentes de todas as regiões da Espanha chegaram a Madri neste sábado para a "Marcha da Mudança", convocada pelo partido antiliberal 'Podemos', que, estimulado pelo sucesso eleitoral do Syriza na Grécia, promete transformar o país.

A multidão caminhou da central praça Cibeles até a emblemática Porta do Sol, com bandeiras republicanas e símbolos da cor violeta do partido, criado há apenas 12 meses e que lidera as pesquisas em um ano que terá várias eleições.

"Isto é histórico, tenho que viver isto", disse, emocionada, Blanca Salazar, auxiliar de geriatria de 53 anos, desempregada há três anos, que viajou de carro de Bilbao, norte do país, com dois sobrinhos e o marido, que recebe um salário de mil euros por mês em uma gráfica.

Após sete anos de crise, a Espanha teve em 2014 uma recuperação econômica, com uma alta de 1,4% do PIB, mas com um custo elevado: cortes radicais nos gastos públicos - especialmente em saúde, educação e ajudas sociais -, reformas para reduzir os custos trabalhistas e a segunda maior taxa de pobreza infantil da UE, atrás apenas da Romênia.

Com taxa de desemprego de quase 24%, o país tem centenas de milhares de famílias que perderam suas casas, sem condições de pagar as dívidas imobiliárias, ao mesmo tempo que os bancos espanhóis receberam um resgate europeu de 41 bilhões de euros.

Ao mesmo tempo, o país observou o aumento dos escândalos de corrupção, que envolvem políticos de esquerda e direita, executivos de bancos, sindicalistas, famosos e até mesmo uma filha do rei Juan Carlos, que em junho do ano passado abdicou em favor do filho Felipe VI, em um momento de reduzida popularidade.

Para muitos manifestantes, os dois grandes partidos do país, o Partido Popular do chefe de Governo Mariano Rajoy (PP, direita) e o Partido Socialista (PSOE, principal força da oposição), integram a mesma classe política, "a casta" como chama o líder do Podemos, o carismático Pablo Iglesias, um professor de Ciências Políticas de 36 anos.

A grande manifestação aconteceu menos de uma semana depois da vitória na Grécia do partido de esquerda Syriza, cujos dirigentes fizeram campanha regularmente ao lado de integrantes do Podemos.

Surgidos em dois países europeus extremamente afetados pela crise, os dois partidos rejeitam as regras de austeridade da troika formada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Central Europeu (BCE) e a Comissão Europeia.

A Espanha terá eleições municipais e regionais em maio, além de legislativas a nível nacional no fim de 2015. A vitória do Syriza poderia estimular o Podemos, que em maio do ano passado surpreendeu nas eleições europeias ao receber 1,2 milhão de votos e eleger cinco deputados.

O partido de Iglesias é duramente criticado por PP e PSOE, que o acusam de populismo e de colocar em perigo a frágil frágil recuperação econômica ao prometer "a lua e o sol".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)