(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Explosão de bomba em mesquita xiita mata pelo menos 56 no Paquistão


postado em 31/01/2015 00:14

Karachi, 30 - Uma bomba explodiu numa mesquita da pequena cidade paquistanesa de Shikarpur, matando pelo menos 56 pessoas e deixando outras 31 feridas. A explosão, num templo pertencente a membros de uma seita xiita, aconteceu enquanto os fiéis se reuniam para as orações desta sexta-feira.

O ataque foi reivindicado pelo grupo extremista sunita Jundullah. Os xiitas representam entre 10% e 20% da população paquistanesa, e muitos sunitas não os consideram verdadeiramente muçulmanos. Clérigos, líderes comunitários e até peregrinos são assassinados no país.

O doutor Shaukat Ali Memon, que dirige o hospital em Shikarpur para onde os mortos e feridos foram levados, passou as informações para a televisão estatal paquistanesa. Segundo ele, 50 pessoas, várias com ferimentos graves, foram levadas ao hospital, mas muitas foram transferidas para hospitais nas cidades de Larkana e Sukkur.

Num sinal da seriedade do ataque, Memon pediu aos moradores que doem sangue para os feridos. A televisão paquistanesa mostrou moradores e fiéis levando mortos e feridos para o hospital.

O ataque contra os xiitas desta sexta-feira é o pior desde janeiro de 2013, quando uma bomba explodiu na cidade de Quetta, matando 81 pessoas. Organizações de direitos humanos criticam o governo e os serviços de segurança por falharem em proteger os xiitas adequadamente e prender os responsáveis por tais ataques. Fonte: Associated Press.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)