(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ataque de grupo pró-governo contra rebeldes deixa inúmeros mortos no Mali


postado em 28/01/2015 11:40

Um ataque lançado na madrugada desta quarta-feira no norte do Mali por um grupo armado pró-governamental contra rebeldes deixou dezenas de mortos, incluindo vários suicidas, informaram à AFP fontes da segurança.

"Os combatentes do Gatia (Grupo de autodefesa tuaregue Imghad e aliados, legalista), acompanhados de suicidas, atacaram na madruga desta quarta-feira uma posição dos rebeldes tuaregues e árabes opostos ao governo, perto da localidade de Tabankort (norte). Uma dezena de pessoas morreu", afirmou à AFP uma fonte militar ocidental.

"A situação é muito volátil e é essencial acalmar as coisas" nesta área, onde grupos rebeldes e unidades militares que apoiam o governo estão em confronto há mais de um mês, acrescentou a fonte.

Uma fonte da ONU confirmou esta informação, acrescentando que, juntamente com os combatentes do Gatia dois homens-bomba se explodiram e um terceiro foi morto por rebeldes do Alto Conselho para a unidade do Azawad (HCUA) e do Movimento Nacional de Libertação do Azawad (MNLA), dois grupos armados rebeldes tuaregues.

Os confrontos em Tabankort comprometem o processo de paz entre o governo e grupos rebeldes, alertaram recentemente a Argélia e a ONU, que conduzem a mediação entre as duas partes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)