(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Premiê indiano anuncia avanços em acordo nuclear civil com os EUA


postado em 25/01/2015 13:31

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, anunciou neste domingo ter chegado a um pacto com o presidente americano Barack Obama de relançar o acordo de cooperação no domínio da energia nuclear civil, paralisado há seis anos.

"Tenho o prazer de anunciar que, seis anos após a assinatura do nosso acordo bilateral, avançamos para uma cooperação comercial compatível com as nossas leis e obrigações legais internacionais", disse Modi durante uma coletiva de imprensa conjunta com o presidente dos Estados Unidos.

Menos de quatro meses após sua primeira reunião em Washington, Obama e Modi voltaram a se encontrar neste domingo em Nova Délhi em uma visita simbólica destinada a fortalecer as relações econômicas entre os dois países.

Os dois países assinaram um acordo em 2008, permitindo o acesso da Índia à tecnologia nuclear civil, mas que nunca foi implementado em razão da legislação indiana, que prevê que os construtores das usinas nucleares sejam responsabilizados por eventuais acidentes, uma possibilidade que assustava grupos nucleares estrangeiros.

Ao descer do avião presidencial, Obama, que viajava ao lado de sua esposa Michelle, recebeu um caloroso abraço de Modi.

Até o ano passado, o premiê indiano era considerado persona non grata nos Estados Unidos, devido aos distúrbios anti-muçulmanos no estado de Gujerat quando o governava em 2002.

"As relações entre países dependem menos de pontos de divergência e mais da relação entre os líderes... da química entre eles", declarou Modi durante a coletiva de imprensa.

"Barack e eu estabelecemos uma relação de amizade", acrescentou.

Obama assegurou, por sua vez, que a proximidade entre os dois líderes era o reflexo do compromisso compartilhado com valores como a democracia e o empreendedorismo.

As trocas comerciais entre os dois gigantes multiplicaram desde os anos 2000, alcançando 100 bilhões de dólares anuais. O objetivo de Washington é fazer este número quintuplicar nos próximos anos.

O premiê indiano não deu detalhes sobre os avanços realizados, mas a Índia propôs que um "pool de seguradoras" indenize os construtores em caso de acidente, de acordo com a imprensa local.

"Hoje fizemos progressos em duas questões que dificultavam a nossa capacidade de executar nossa cooperação nuclear civil e estamos comprometidos a nos orientar no sentido da sua plena implementação", disse Obama.

Na segunda-feira, Dia da República, em que se celebra a entrada em vigor da Constituição pós-colonial da Índia em 1950, a capital deveria permanecer praticamente paralisada.

Segundo autoridades policiais, medidas de segurança foram tomadas para a visita de Obama à Índia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)