(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Premiê indiano anuncia avanços em acordo nuclear civil com os EUA


postado em 25/01/2015 11:07 / atualizado em 25/01/2015 11:41

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, anunciou neste domingo ter chegado a um pacto com o presidente americano Barack Obama de relançar o acordo de cooperação no domínio da energia nuclear civil, paralisado há seis anos. "Tenho o prazer de anunciar que, seis anos após a assinatura do nosso acordo bilateral, avançamos para uma cooperação comercial compatível com as nossas leis e obrigações legais internacionais", disse Modi durante uma coletiva de imprensa conjunta com o presidente dos Estados Unidos.

Os dois países assinaram um acordo em 2008, que permite o acesso da Índia à tecnologia nuclear civil, mas que nunca foi implementado em razão da legislação indiana, que prevê que os construtores das usinas nucleares sejam responsabilizados por eventuais acidentes, uma possibilidade que assustava grupos nucleares estrangeiros. O premiê não deu detalhes sobre os avanços realizados, mas a Índia propôs que um "pool de seguradoras" indenize os construtores em caso de acidente, de acordo com a imprensa local.

"Hoje fizemos progressos em duas questões que dificultavam a nossa capacidade de executar nossa cooperação nuclear civil e estamos comprometidos a nos orientar no sentido da sua plena implementação", disse Obama.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)