(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Chefe dos curdos iraquianos comemora fim do cerco islâmico


postado em 21/12/2014 21:46

O chefe dos curdos iraquianos, Massud Barzani, celebrou neste domingo "as vitórias" de seus combatentes contra o grupo Estado Islâmico (EI), durante uma visita ao monte Sinjar, tomado dos jihadistas.

"Nas últimas 48 horas, os 'peshmergas' abriram duas rotas principais que levam ao Monte Sinjar", comemorou Barzani, referindo-se à ampla ofensiva lançada na última quarta-feira pelos cerca de oito mil combatentes curdos.

Beneficiado pela ofensiva aérea lançada pela coalizão internacional, o ataque conseguiu romper o cerco que o EI mantinha desde setembro. A tomada dessa posição implica um importante golpe para os jihadistas nessa zona fronteiriça com a Síria.

"Não tínhamos previsto conseguir todas essas vitórias", acrescentou Barzani, destacando que seus combatentes assumiram grande parte do centro da localidade de Sinjar, ao sul do monte.

O presidente do Conselho de Segurança da região autônoma do Curdistão disse que, no futuro, os "peshmergas" poderão participar de uma ofensiva para tomar Mossul, a segunda mais importante cidade do Iraque, tomada pelo EI em junho.

"Vamos participar, se o governo iraquiano pedir e, claro, vamos pôr condições", declarou, sem especificar quais seriam.

A ofensiva do monte Sinjar foi o golpe mais importante dos combatentes curdos em sua luta contra o EI.

Essa ação também permitiu suspender o duro cerco a centenas de civis yazidis, depois que o EI iniciou um ataque contra o monte em agosto, levantando temores de que poderia haver um genocídio do grupo. Os yazidis são considerados hereges pelos jihadistas.

"Não vamos deixar nenhum centímetro da nossa terra no Curdistão para o EI", afirmou Barzani.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)