(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Encerradas eleições legislativas no Uzbequistão


postado em 21/12/2014 18:22 / atualizado em 21/12/2014 19:31

Os uzbeques foram às urnas neste domingo para eleger um novo Parlamento, em um pleito no qual os quatro partidos em disputa são da base do presidente do país, Islam Karimov. Cerca de 20 milhões de eleitores votaram para escolher 150 deputados para a Câmara Baixa do Parlamento, a Olii Majlis.

As seções eleitorais abriram as portas às 6h (23h em Brasília) e fecharam às 20h (13h em Brasília). A participação superou os 88%, segundo a Comissão Eleitoral Central. O chefe desse órgão, Ulugbek Abdusalamov, disse que as eleições foram "livres e equitativas" e cumpriam "as normas internacionais". Quatro partidos - o Partido Liberal Democrata, o Partido Democrático Popular, Renovação Nacional e o Partido Justiça (socialdemocrata) - participaram da eleição.

Quinze cadeiras ficarão automaticamente com o Movimento Ecológico, fundado em 2008 e formado por militantes ambientalistas ligados ao governo. A Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE) enviou uma delegação de observadores para esta ex-república soviética da Ásia Central.

A eleição de deputados precede a disputa presidencial, que deve acontecer em março de 2015. O presidente Islam Karimov, de 76 anos, que dirige o Uzbequistão há 20, é candidato à reeleição para um novo mandato de cinco anos. Em maio passado, Karimov afirmou que deseja continuar à frente do país. O Parlamento reduziu a duração do mandato presidencial de sete para cinco anos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)