(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Protestos contra presidente do Gabão terminam em três mortos


postado em 21/12/2014 17:01

Três pessoas morreram, e várias ficaram feridas no sábado, na capital do Gabão, durante uma manifestação contra o presidente gabonense, Ali Bongo Ondimba - informou a oposição em nota divulgada neste domingo, na qual convocou novos protestos.

No sábado, a Procuradoria havia anunciado a morte de um estudante, mas, hoje, ainda não foi possível obter a confirmação de fontes independentes sobre os três óbitos denunciados pela oposição.

"Como resposta a uma manifestação pacífica (...), o chefe de Estado mobilizou as unidades especiais da Gendarmeria e a polícia, dirigindo as armas da República contra pacíficos gabonenses desarmados", declarou a Frente de Oposição, que reúne vários partidos.

"Já foram registrados três mortos, inúmeros feridos e detenções em massa", acrescenta a nota, afirmando que "houve execuções cometidas a sangue frio e com balas de verdade" por parte das forças de segurança.

Ali Bongo Ondimba, filho do falecido chefe de Estado Omar Bongo Ondimba, foi eleito presidente do Gabão em 2009, após a morte do pai. Omar Bongo Ondimba governou o país por 41 anos.

Na época, a oposição gabonesa denunciou como fraudulentas as eleições que levaram Ali Ondimba ao poder e garantiu que lutaria contra as "tentativas de asfixiar a democracia" no país.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)