(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Franciscanos em grave situação financeira por fraudes


postado em 20/12/2014 10:55

Os franciscanos estão em uma situação financeira muito grave, em consequência de fraudes, anunciou o superior da ordem, Michael Perry, em uma carta aberta na qual apela à solidariedade.

Segundo a revista italiana Panorama, dezenas de milhões de euros foram investidos em empresas suspeitas, que estão sendo investigadas na Suíça por práticas duvidosas.

Vários jornais italianos, no entanto, atribuem os problemas às escolhas da ordem e citam como exemplo os milhões de euros gastos na reforma do hotel "Il Cantico" de Roma, realizada com muito luxo, algo bem distante dos preceitos de São Francisco de Assis.

Sem revelar detalhes, o irmão Perry explicou durante a semana no site da Ordem dos Frades Menores (os franciscanos) que uma investigação interna, iniciada em setembro, revelou a existência de fraudes que ameaçam "a estabilidade financeira e o patrimônio da ordem".

O tesoureiro geral da ordem pediu demissão e vários frades teriam realizado "atividades financeiras suspeitas", mas Perry também mencionou "o papel importante de atores externos" e, assim, recorreu à justiça civil.

"Ante o alcance das atividades, a cúria geral enfrenta graves - insisto graves - dificuldades financeiras, com dívidas grandes", completou o religioso.

O superior dos franciscanos reconheceu que o anúncio provocará "decepção e desânimo" entre os frades, mas pediu às províncias (de gestão autônoma) que enviem uma contribuição financeira a Roma para evitar a bancarrota.

Fundada por Francisco de Assis no começo do século XIII, a ordem dos franciscanos conta atualmente com 13.600 frades em 110 países.

A investigação interna está centrada na gestão a partir de 2003.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)