(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Desempregado lança carro com botijões de gás contra sede do PP em Madri


postado em 19/12/2014 19:25

Um homem desempregado foi detido na manhã desta sexta-feira depois de ter lançado seu veículo carregado com dois botijões de gás - que não explodiram - contra a sede em Madri do Partido Popular (PP), no poder na Espanha, anunciou a polícia.

"Às 07h00 (03h00 de Brasília), um homem bateu seu próprio carro contra a fachada da sede do PP de Madri, rua Gênova. A bordo havia dois botijões de gás", declarou à AFP uma porta-voz da polícia de Madri, ressaltando que ninguém ficou ferido.

A bordo do veículo havia uma bomba de fabricação caseira com 5,8 quilos de nitrato de amônia misturados com combustível e bujões de gás.

A bomba "tinha dois modos de ativação: um temporizador programado para 90 minutos e um detonador por faísca que precisava ser acionado diretamente".

"Era uma carga explosiva importante" e se explodisse "teria causado danos graves à estrutura do prédio e talvez afetado os prédios próximos", em pleno centro da capital.

A polícia cercou um amplo perímetro ao redor da sede do partido de Rajoy, muito próxima à Plaza de Colón, a principal artéria da cidade, causando um grande engarrafamento na hora em que a população seguia para o trabalho. Várias estações do metrô foram fechadas.

A princípio, o agressor foi identificado como um "empresário" falido, mas a polícia informou que trata-se de um desempregado da província de Teruel, 220 km a leste de Madri.

Durante o interrogatório, o detido afirmou que "sua intenção era atacar a classe política espanhola, e não um partido em especial, mas todos os políticos porque levaram o país a ruína", segundo o chefe da polícia de Madri, Alfonso José Fernández Díez.

Apesar dos rumores de que o homem tinha problemas psiquiátricos, ficou determinado "que há doença mental diagnosticada ou tratada".

"Agora caberá aos especialistas forenses determinar" se o homem sofre de algum tipo de perturbação.

No início da tarde, o tráfego foi restabelecido e a situação voltou ao normal na capital espanhola.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)