(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Parlamento cubano ratifica por unanimidade reconciliação com Estados Unidos

Os 612 deputados da Assembleia Nacional do Poder Popular, entre os quais não há opositores, ainda vão analisar o orçamento deste ano e aprovarão o de 2015, assim como as metas econômicas para o próximo ano


postado em 19/12/2014 15:10 / atualizado em 19/12/2014 15:53

Cubano vestido com uma camisa com a bandeira dos Estados Unidos anda pelas ruas de Havana(foto: Adalberto Roque/AFP )
Cubano vestido com uma camisa com a bandeira dos Estados Unidos anda pelas ruas de Havana (foto: Adalberto Roque/AFP )
Os acordos de reconciliação de Cuba com os Estados Unidos foram ratificados, por unanimidade, depois de mais de meio século de inimizade. A decisão foi tomada na sessão semestral do Parlamento, nesta sexta-feira, conduzida pelo presidente cubano Raúl Castro. As informações são da imprensa local.

"O parlamento cubano aprovou hoje por unanimidade uma declaração de apoio ao discurso do presidente Raúl Castro em 17 de dezembro sobre as decisões tomadas para iniciar a normalização das relações com os Estados Unidos", afirmou a agência cubana Prensa Latina duas horas depois de iniciada a sessão, à qual não teve acesso a imprensa estrangeira.

Os 612 deputados da Assembleia Nacional do Poder Popular, entre os quais não há opositores, aprovaram por unanimidade os acordos anunciados na quarta-feira. Também aprovou um texto de agradecimento "à solidariedade mundial em prol da volta ao país dos agentes cubanos" Gerardo Hernández, Ramón Labañino e Antonio Guerrero.

Na sessão estavam presentes os cinco agentes cubanos que estavam presos desde 1998 nos Estados Unidos por espionagem, três dos quais foram libertados pelo presidente Barack Obama como parte de uma troca com um "espião de origem cubana" de Washington. Os outros dois já haviam cumprido suas sentenças.

O Parlamento, que se reúne apenas duas vezes por ano, deve encerrar sua sessão ainda no fim da tarde desta sexta-feira, com um discurso de Raúl Castro. Os deputados também vão analisar o orçamento deste ano e aprovarão o de 2015. Na reunião, também serão sancionadas as metas econômicas para 2015, com uma previsão de aumento do Produto Interno Bruto de 4%.

Segundo o jornal oficial Granma, os parlamentares receberão informações sobre o andamento das reformas econômicas de Raúl Castro, que foram aprovadas em 2011 pelo VI Congresso do Partido Comunista para "atualizar" o atual modelo de inspiração soviética.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)