(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Japão: começam testes clínicos de robôs para reeducação física


postado em 19/12/2014 07:22

O gigante japonês da indústria de automóveis Toyota anunciou nesta sexta-feira que nesta semana começou a emprestar robôs concebidos para tarefas de reeducação física a hospitais japoneses, com o objetivo de realizar testes clínicos com pacientes com problemas para se movimentar sozinhos.

Dois tipos de sistemas robóticos são propostos: um que treina a andar e outro para realizar exercícios de manutenção do equilíbrio.

"Os testes clínicos buscam avaliar a eficácia dos robôs cujo desenvolvimento foi acelerado pela Toyota com a finalidade de um lançamento comercial o quanto antes", explica o grupo.

O primeiro destes aparelhos, um pórtico que mantém o paciente parado através de uma espécie de arnês dorsal e nas pernas, permite que a pessoa caminhe sobre uma cinta andadora, acompanhando mecânica e eletronicamente os movimentos de suas pernas que não podem caminhar sozinhas.

O segundo consiste em uma plataforma com uma alça na qual o paciente é colocado sustentado por um arnês. Durante o exercício a pessoa deve balançar de maneira incessante e levar seu corpo a diferentes direções para manter o equilíbrio, seguindo os movimentos propostos na tela que simulam, por exemplo, a descida em uma pista de esqui ou os deslocamentos em uma quadra de tênis.

Assim como seu compatriota e concorrente Honda, a Toyota desenvolve há anos robôs e sistemas robóticos de diferentes tipos que são apresentados como "colaboradores para a vida".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)