(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ataque do ELN deixa dois soldados mortos e três civis feridos na Colômbia


postado em 18/12/2014 17:22

Dois soldados morreram e três civis ficaram feridos nesta quinta-feira em meio um ataque contra tropas militares no departamento de Arauca, atribuído à guerrilha ELN pelas autoridades.

Segundo um comunicado do Exército, na manhã desta quinta-feira, tropas da Décima Oitava Brigada foram atacadas por integrantes do ELN, o Exército de Libertação Nacional da Colômbia.

O ataque com armas de fogo ocorreu na localidade de La Esmeralda, onde os militares realizaram uma operação de controle, de acordo com o texto.

Os guerrilheiros conseguiram fugir e neste momento o Exército coordena uma ofensiva na zona para encontrá-los.

Os três feridos são camponeses locais, que "estão em um centro assistencial lutando por suas vidas", acrescentou o comunicado.

O Exército de Libertação Nacional é a segunda guerrilha do país depois das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e conta com aproximadamente 2.500 rebeldes, segundo números oficiais.

Em junho deste ano, o ELN anunciou que mantinha diálogos preliminares com o governo com o objetivo de instalar uma mesa de paz, paralela a que se desenvolve desde novembro de 2012 em Cuba com as Farc.

A Colômbia vive um conflito armado de mais de meio século em que participaram guerrilhas de esquerda, paramilitares de direita, forças militares e grupos de narcotraficantes, deixando aproximadamente 220 mil mortos e 5,3 milhões deslocados, segundo números oficiais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)