(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Assembleia Geral quer levar a Coreia do Norte ante TPI


postado em 18/12/2014 15:55

A Assembleia Geral das Nações Unidas condenou nesta quinta-feira a situação dos direitos humanos na Coreia do Norte e pediu para que Pyongyang seja levado ante o Tribunal Penal Internacional (CPI) por crimes contra a Humanidade.

A resolução não-vinculante foi aprovada por 116 votos contra 20 e 52 abstenções entre os 193 países membros.

A resolução solicita ao Conselho de Segurança levar a Coreia do Norte ante o TPI e que considere sanções específicas contra os líderes de Pyongyang por causa da repressão contra seus cidadãos.

Patrocinada por 62 países, a resolução se baseia no trabalho de uma comissão investigadora das Nações Unidas, que, em um relatório publicado em fevereiro passado concluiu que a Coreia do Norte cometeu abusos contra os direitos humanos "sem paralelo no mundo contemporâneo".

No entanto, não está claro se o Conselho de Segurança dará prosseguimento à resolução, já que se espera que a China - principal aliado de Pyongyang - e a Rússia devem se opor ao envio da Coreia do Norte ao TPI.

O corpo executivo da ONU discutirá sobre a respeito em sua reunião na segunda-feira, a primeira que tratará da questão dos direitos humanos no país comunista, mas não se espera uma decisão nessa sessão.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)