(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Nigéria condena à morte 54 militares acusados de motim


postado em 17/12/2014 22:07

Uma Corte Marcial da Nigéria condenou à morte nesta quarta-feira 54 soldados que se negaram a participar de uma operação contra o grupo islâmico Boko Haram no noroeste do país, informou um advogado do grupo.

"Condenaram 54 à morte e absolveram cinco", disse o advogado Femi Falana, após tomar conhecimento da sentença ao final do julgamento que começou no dia 15 de outubro.

Os jornalistas foram retirados do tribunal no momento da divulgação da sentença; e a liderança militar não comentou a decisão.

Em setembro passado, outros doze militares foram condenados à morte por atirar contra seu comandante em Maiduguri, no nordeste da Nigéria.

Os soldados se queixam constantemente da falta de armas e de material para enfrentar o Boko Haram no nordeste, onde o grupo islâmico possui tanques, lança-foguetes e armas pesadas.

Após o Boko Haram tomar várias cidades do nordeste este ano, o Exército prometeu recuperar os territórios e a Sétima Divisão, com base em Maiduguri, é a ponta de lança da ofensiva.

O grupo condenado à morte nesta quarta-feira - das forças especiais - foi enviado pela Sétima Divisão para retomar três cidades em poder do Boko Haram no estado de Borno, cuja capital é Maiduguri.

A sentença deve ser confirmada pelo comandante do Exército, que tem o poder de evitar a execução.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)