(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

ONU se declara pronta para ajudar na aproximação EUA-Cuba

Retomada das relações acontece 53 anos depois do início do bloqueio. Obama anunciou um "novo capítulo" nas relações entre os países


postado em 17/12/2014 15:55 / atualizado em 17/12/2014 16:55

Secretário-geral das Nações Unidas saudou normalização das relações entre os dois países(foto: Eitan Abramovich/AFP )
Secretário-geral das Nações Unidas saudou normalização das relações entre os dois países (foto: Eitan Abramovich/AFP )
O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, saudou calorosamente nesta quarta-feira a decisão de Washington e Havana de normalizar suas relações e ofereceu a ajuda da ONU.

"As Nações Unidas estão prontas para ajudar esses dois países a desenvolver suas relações de boa vontade", afirmou Ban em coletiva de imprensa.

O presidente Barack Obama anunciou nesta quarta-feira um novo capítulo nas relações entre os Estados Unidos e Cuba, assinalando que já é hora de acabar com "um enfoque antiquado sobre a ilha comunista".

"Através dessas mudanças, tentamos criar mais oportunidades para os povos americanos e cubanos e iniciar um novo capítulo", afirmou.

Falando em cadeia nacional, Obama também anunciou que os Estados Unidos vão revisar a designação de Cuba como Estado patrocinador do terrorismo e que vai discutir no Congresso a suspensão do embargo aplicado contra Havana, destacando que isolar a ilha não atingiu seus objetivos.
Ver galeria . 6 Fotos Obama faz pronunciamento em cadeia nacional para anunciar restabelecimento de relações diplomáticas com CubaDoug Mills/AFP
Obama faz pronunciamento em cadeia nacional para anunciar restabelecimento de relações diplomáticas com Cuba (foto: Doug Mills/AFP )


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)