(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Papa Francisco ajudou na aproximação entre Cuba e EUA

Pontífice fez um apelo pessoal a Obama em uma carta e se comunicou com Raul Castro em outra correspondência enviada separadamente a ele


postado em 17/12/2014 14:40 / atualizado em 17/12/2014 20:00

Papa Francisco enviou carta com apelo pessoal a Barack Obama(foto: Vincenzo Pinto/AFP )
Papa Francisco enviou carta com apelo pessoal a Barack Obama (foto: Vincenzo Pinto/AFP )
Papa Francisco e o Vaticano intermediaram negociações que culminaram na aproximação histórica anunciada nesta quarta-feira entre Estados Unidos e Cuba.

Em anúncio feito em cadeia nacional, Obama afirmou que o papa estimulou as negociações entre países vizinhos e agradeceu ao pontífice. O Vaticano divulgou um comunicado afirmando que recebeu delegações cubanas e americanas em outubro, depois de o líder religioso ter entrado em contato com os dois presidentes.

Reportagem da revista Time conta bastidores do anúncio histórico. Segundo a publicação, uma fonte do governo americano classicou de "muito raro" e "sem precedentes" a participação do pontífice nas negociações.

Segundo a fonte, em uma carta endereçada a Obama e ao presidente cubano Raul Castro, o Papa Francisco fez um apelo para a libertação de um funcionário do governo americano, Alan Gross, além de três cubanos presos nos EUA, e também para que os países buscassem diálogo no intuito de restabelecer relações.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)