(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Petróleo fecha no menor patamar em cinco anos


postado em 08/12/2014 19:31

Os preços do petróleo em Nova York fecharam nesta segunda-feira no menor patamar em mais de cinco anos, em meio a um mercado que segue defensivo diante de uma ampla oferta de cru.

O barril de "light sweet crude" (WTI) para entrega em janeiro caiu 2,79 dólares, a 63,05 dólares no New York Mercantile Exchange (Nymex), menor preço de fechamento desde 29 de julho de 2009, quando fechou a 62,90 dólares.

Em Londres, o barril de Brent do Mar do Norte para entrega no mesmo prazo fechou no Intercontinental Exchange (ICE) com uma queda de 2,88 dólares, a 66,19 dólares. É a cotação mais baixa desde 28 de setembro de 2009, quando fechou a 65,88 dólares.

"Os mercados continuam em queda", diagnosticou Tim Evans, da Citi Futures.

Diversos fatores contribuíram para a nova queda de preços, segundo analistas, que citam a fragilidade econômica no mundo todo, em especial na China, a valorização do dólar e as previsões de oferta abundante no ano que vem.

Segundo Evans, "a maioria dos negociadores se dão conta de que o equilíbrio entre oferta e demanda não vai durar muito tempo".

"Apesar da queda de preços, um relatório da consultoria Baker Hughes aponta um novo aumento no número de poços perfurados nos EUA", ressaltou o analista.

"Sem uma intervenção da Opep (...) os mercados podem se ver cada vez mais afetados pela ampla oferta", consideraram os analistas Adam Longson e Elizabeth Volynsky, da Morgan Stanley. "A oferta pode atingir um pico no segundo trimestre de 2015", acrescentou.

Estes analistas revisaram em forte baixa, de aproximadamente 30%, suas previsões de preços do cru em 2015, de 98 dólares a 70 dólares para o Brent em Londres.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)